Bem-vindo ao suporte do Pctel IP
Deseja saber mais sobre como usar seu Pctel IP ou está com problemas? Para começar, dê uma olhada abaixo.

Atenção: Este produto foi descontinuado, a indústria PCTEL não oferece mais atualizações de software e firmware para este modelo, nem mesmo manutenções e reparos fora da garantia, porém o suporte técnico gratuito permanece por tempo indeterminado. Oferecemos ainda garantia ou reparo aos equipamentos que se encontram ainda em garantia, este equipamento foi substituído pelo modelo Gravador Pctel EVO saiba mais aqui.
Para fazer o download de softwares, drivers e manuais clique aqui.
Configuração mínima recomendada:
Sistema Operacional: Windows
Processador: Core 2 Duo
Memória: 2GB RAM
Placa de Rede Ethernet
Instalação Física Pctel IP Multilinhas
A instalação do Pctel IP Multilinhas é super fácil. Abaixo segue um passo-passo para você saber como instalar o seu gravador. Você também pode encontrar todas essas informações em nossos manuais de instalação na aba download. Esperamos que sua experiência com nosso produto seja satisfatória e que os resultados de sua empresa aumentem.
Instalando o Pctel IP em linhas ou ramais analógicas
01. Encaixe todos os cabos no Pctel (Fonte de alimentação, Etherneth e Cabo “Y”).
02. Encaixe o cabo de rede Ethernet (cabo azul) no HUB ou Switch.
03. Conecte o computador ao HUB ou Switch para comunicação com o Gravador Pctel.
04. Conecte o(s) Cabo(s) “Y” às extensões das linhas telefônicas ou ramais a serem gravadas, caso utilize um aparelho telefônico na mesma extensão, utilize um adaptador "T" (não incluso).
05. Conecte a fonte de alimentação do Pctel à rede elétrica.
Atenção: 1. A instalação em patch panel (rede estruturada) e central PABX segue o mesmo raciocíno, o gravador é ligado em paralelo (extensão) à linha ou ramal que deseja gravar.
2. A instalação direta no computador, sem a utilização de HUB ou Switch é necessário que seja utilizado um Cabo Ethernet Crossover (não incluso).
Obs: Caso seu gravador tenha um adaptador para gravação em linhas ou ramais digitais clique aqui.
Instalando o Pctel IP (Software de gravação)
Execute o instalador do software presente no CD que acompanha o gravador, ou faça o download aqui.
Leia as instruções e clique em “Avançar” para começar a instalação.
Escolha uma pasta do Menu Iniciar para ter os atalhos do Pctel. Recomendamos que a sugestão padrão seja mantida.
Obs.: é IMPORTANTE memorizar o local em que estão as gravações. Dessa forma você saberá para onde apontar o Gravador Pctel Supervisor.
Após a instalação do software, inicie a configuração do sistema. Para acessar o configurador clique em:
Iniciar > Programas > Pctel > Gravador IP > Pctel IP
Na tela defina:
Qual IP o Pctel será instalado, Se executará ao iniciar o windows, tipo de execução (oculto ou aparente), diretório onde as gravações serão armazenadas, qualidade/tamanho do arquivo, entre outras preferências.
Clique no botão “OK" para salvar a configuração.
No canto inferior esquerdo do Configurador do Pctel, você encontrará uma opção de tipo de usuário.
Usuário Iniciante: Disponibiliza as configurações essenciais do Pctel. Usuário Avançado: Disponibiliza todas as configurações possíveis do Software.
Aba Comunicação:
Clique no botão Abrir Configurador de Hardware para configurar o Hardware do Gravador. Configure o IP do Gravador, a senha de acesso, o número de linhas telefônicas e, IP do computador a ser gravado e a porta de destino das gravações.
Modo de Configuração: Selecione a opção “Automático” para que o configurador encontre o hardware na rede, em seguida clique em Rastrear Gravadores para encontrar o IP do(s) Gravador(es) na rede, clicando 2 vezes para configurá-lo. Selecione a opção “Manual” para você acessar as configurações do Gravador, está opção geralmente é utilizada quando o usuário sabe em qual IP o gravador está configurado e sua senha de acesso foi alterada, em seguida clique em Conectar ao Aparelho para configurá-lo.
Atenção: Caso utilize mais de uma placa de rede no mesmo computador e o Gravador estiver conectado na placa de rede secundária clique em Configurações Avançadas e configure a máscara de rede da placa secundária.
Após conectado ao gravador certifique se as configurações estão corretas, caso não esteja, clique no botão Alterar Configurações Deste Gravador.
Obs.: O Pctel IP é configurado com o IP padrão “192.168.0.128”. Para que o software funcione, é necessário que o computador que irá monitorar o Pctel esteja com o IP compatível com do aparelho “192.168.0.X”. Caso a extensão da rede não seja igual a do Pctel, terá que alterar o IP do computador para a máscara de IP padrão do Gravador “ex.: 192.168.0.X”, e configurar o gravador para a máscara de IP “ex: 10.0.0.128” do computador. Salve agora as configurações e volte o computador para o IP original “ex: 10.0.0.X”.
Obs extra.: Caso sua linha seja digital, selecione a opção Digital e escolha a sensibilidade de variação de áudio para a gravação do Pctel (recomendado "3"). Em seguida configure o tempo de silêncio (Digital) (recomendado "5").
Aba Arquivo:
Defina onde as ligações deverão ser armazenadas, qual o padrão do nome do arquivo e se ele deve ser gerado automaticamente ou apenas ao seu comando.
Pasta de Destino: Defina o diretório de gravação selecionando o drive e a pasta onde serão armazenadas as gravações diárias. Pastas de outros computadores interligados em rede Windows podem ser utilizadas.
Nome do Arquivo: Esta opção define como serão nomeados os arquivos de gravação. O Arquivo com Hora e Duração é o modo mais fácil de acessar, tendo no nome do arquivo informações como, hora de início, duração e nº do telefone (opção recomendada). O Arquivo Sequencial grava os arquivos em sequência (00001.mp3, 00002.mp3), sendo mais fácil acessá-los em programas externos.
Limpeza Automática: Esta opção pode ser utilizada caso queira liberar espaço no HD. Para configurar digite quantos meses deseja que as ligações fiquem armazenadas. Ex.: se você digitar "1” as ligações com mais de 1 mês serão excluídas.
Obs.: Ligações marcadas como importantes não serão apagadas pela Limpeza Automática.
Arquivos Descartáveis:
Duração Mínima: tempo em segundos para uma conversa telefônica não ser gravada no HD. Ex.: colocando 10 segundos, apenas as ligações maiores que 10 segundos serão gravadas, evitando gerar um arquivo inútil, onde o fone foi retirado do gancho e recolocado em seguida.
Duração Máxima: tempo total em minutos para gravação de uma conversa telefônica no HD. Ex.: colocando 20 minutos, as ligações serão gravadas até este período de tempo.
Aba Gravação: Nesta opção, selecione o formato (qualidade) dos arquivos de áudio, em Amplificação de áudio, aumente o volume da gravação geral ou de um canal desejado. Em modo, escolha entre Habilitar Gravação e não Habilitar.
Obs.: Não há tempo máximo de gravação. Isto vai depender do espaço em disco que existe em seu HD. O consumo de espaço varia entre 1 e 176kbytes por segundo, dependendo do formato escolhido, caso escolha o tempo máximo da gravação na aba Arquivo o Pctel gravará os primeiros minutos de conversação dependendo do tempo escolhido.
Atenção: Um ajuste muito alto no volume provoca chiados e distorções, enquanto um ajuste baixo dificulta a audição. Um bom ajuste proporciona um som nítido e claro.
Gravação de linhas ou ramais digitais com adaptador Vox
Siga o passo a passo abaixo para fazer a instalação do adaptador para linhas ou ramais digitais.
1- Retire o cabo do monofone do aparelho telefônico digital;
2- Encaixe o cabo do monofone no adaptador vox e o adaptador Vox na base telefônica;
3- Encaixe o cabo do Gravador no adaptador Vox (Cabo "Y" para o Pctel IP e o reto para os demais).
Fique atento: Antes de Instalar o adaptador Vox, observe os jumpers, o padrão para funcionamento é 2:3 (como mostra a ilustração ao lado), caso seu aparelho tenha problemas com o padrão enviado, mude as posições dos jumpers para solucionar, mas ATENÇÃO, jamais coloque as seguintes combinações: 1:1, 2:2 , 3:3 , 4:4, pois poderão danificar seu aparelho.
Caso você tenha linhas ou ramais digitais e não tenha o adaptador, entre em contato com nossa equipe de especialistas solicitando-o. É importante verificar com sua operadora ou técnico de telefonia qual é realmente o tipo de linha ou ramal utilizado. Para gravação de troncos digitais E1, a gravação deverá ser feita através do appliance de gravação Pctel E1.
Padrão de crimpagem do Cabo "Y" - Pctel IP.
Leia as instruções a seguir, o Cabo "Y" Pctel IP é simples e prático:
1- Crimpe uma das pontas do cabo telefônico padrão de 4 vias (Tamanho padrão: 1,5mts) com todas as vias ao conector RJ11 6x4 (Cores padrão: aparelo, verde, vermelho e preto);
2- Na outra ponta desencape o cabo telefônico (Tamanho padrão: após 1,5mts);
2.1- Escolha duas vias do cabo para cada ponta "Y" (Cores padrão: 1º Par: Preto/Vermelho 2º Par: Verde/Amarelo);
2.2- Separe mais dois cabos telefônicos padrão de 4 vias para montar as pontas "Y" (Tamanho padrão: 1,5mts cadas);
2.3- Em uma das pontas do cabo telefônico desencape-os;
2.4- Solde as duas vias centrais da ponta "Y" eliminando as vias laterais (Cor padrão: verde e vermelho) nas vias laterais do cabo telefônico "reto" escolhidas (Cores padrão: 1º Par: Preto/Vermelho 2º Par: Verde/Amarelo);
3- Desencape-os e crimpe as duas pontas de cada ponta "Y" nas trilhas centrais do conector, conforme imagem abaixo;
Caso tenha alguma dúvida na montagem e crimpagem do seu Cabo "Y" entre em contato com nosso suporte técnico ou entre em contato com nossa equipe de especialistas solicitando um Cabo "Y".
Algumas coisas podem fazer com que o áudio da gravação esteja cortado.
1- Gravação em linha com internet ADSL:
Os gravadores desenvolvido pela Pctel captura o áudio exatamente como ele é enviado pela Operadora ou Central PABX, no caso de linhas com internet ADSL o gravador deve ser ligado depois do filtro de internet, como o telefone.
2- Ouvir a ligação remotamente:
Alguns clientes normalmente instalam o software de supervisão em diversas máquinas e acessam o computador servidor de forma remota. Dessa forma a reprodução do áudio fica comprometida e não funciona perfeitamente, havendo cortes. Nestes casos recomendamos o download da gravação desejada e a reprodução do arquivo diretamente no computador.
3- Alto processamento da máquina servidor:
Primeiramente é importante saber se a configuração do computador/servidor está nos padrões mínimos de funcionamento. Você pode conferir esta configuração nesta lista de perguntas. Caso não esteja, o alto processamento da máquina está atrapalhando a criação do arquivo, resultando em cortes.
Persistindo o problema, entre em contato com o suporte técnico para maiores informações.
Sistemas Operacionais
Os gravadores Pctel foram desenvolvidos para a plataforma Microsoft Windows®, funcionam do Windows® XP ao 10.
Os gravadores da PCTEL são passivos, ou seja, apenas identifica o que é repassado para ele, no caso dos gravadores analógicos PCTEL EVO, IP e ID, possuem sistema de identificação padrão DTMF usado na maioria dos equipamentos de telefonia brasileiros.
Verifique se o serviço de identificação (bina) DTMF está ativo na sua operadora telefonica. Caso o seu gravador está ligado aos ramais, cheque se a sua centra telefônica (PABX) repassa o sinal DTMF ou está com a configuração ativa.
Outro ponto importante, se sua operadora de telefonia forneça apenas o sistema de identificação padrão FSK, os gravadores analógicos PCTEL EVO, IP e ID não irão funcionar corretamente. Eles funcionam somente com bina padrão DTMF. Caso você tenha somente bina padrão FSK, entre em contato com nossa equipe de especialistas solicitando o Pctel UNO.
Uma solução para quem não queira trocar o equipamento de gravação e possui o sistema de identificação padrão FSK, é instalar o gravador nos ramais, ou seja, após a central telefônica (PABX) e certificar-se de que a central repasse a bina padrão DTMF para os ramais (configuração nativa na maioria das centrais telefônicas). Uma das vantagens de se instalar nos ramais é que o gravador irá ter controle completo de utilização dos ramais, por exemplo, quantidade de ligações, tempo ocioso e de produtividade de cada usuário dos ramais. Persistindo o problema, entre em contato com o suporte técnico para maiores informações.
Garantia e transparência com os Clientes
Fizemos nossa Política de Garantia o mais simples possível e transparente. Antes de nos enviar o seu equipamento, fale com nosso suporte técnico, é grátis, o defeito pode não estar no equipamento.
Gravadores telefônicos Pctel
1.1. Os gravadores telefônicos PCTEL possuem 90 (noventa) dias de garantia contados à partir da data de emissão da nota fiscal.
ATENÇÃO: O período de 90 (noventa) dias de garantia legal já se encontra incluso no prazo de garantia contratual fornecida pela PCTEL.
1.2. A garantia cobre única e exclusivamente defeitos de fabricação do hardware/appliance.
1.2.1. Constatado defeito de fabricação no produto durante o tempo de garantia pela equipe de técnicos da indústria PCTEL, ou agentes autorizados, o mesmo é trocado por um novo hardware. 1.3. A presente GARANTIA se torna sem efeito se for constatado que o produto, ou qualquer item que faça parte do mesmo, sofreu danos por queda, descarga elétrica, acidente, uso indevido, apresentar sinais de reparos ou modificações por pessoas não credenciadas pela indústria PCTEL. 1.4. A PCTEL garante o funcionamento do produto sob as condições apresentadas em nossos manuais, site e publicações, caso seja utilizado em condições inferiores não podemos garantir a funcionalidade do sistema. 1.5. A PCTEL não arcará com qualquer indenização por perdas e danos causados pelo uso do produto ou falha no funcionamento do mesmo. 1.6. Esta garantia NÃO cobre despesas de FRETE ou outros custos decorrentes do envio do produto para reparo ou troca. 1.7. Caso necessário, é de responsabilidade do usuário a instalação e/ou configuração do seu microcomputador e periféricos. 1.8. Os softwares da PCTEL são de distribuição gratuita, porém, protegidos pela lei de direitos autorais, proibindo assim sua cópia total ou parcial. Sua instalação resulta na aceitação dos termos de utilização. 1.9. Não nos responsabilizamos por produto com suposto defeito de fabricação que for enviado fora dos procedimentos abaixo: 1.9.1. Todo produto deve passar pela equipe de suporte da PCTEL, pois somente a mesma tem autonomia para decidir sobre o retorno do aparelho e conhecimento sobre o funcionamento do mesmo. 1.9.2. Produtos enviados à garantia devem vir acompanhados do formulário de RMA (Autorização para Retorno de Material) preenchido e com código de atendimento válido fornecido pela equipe de suporte. 1.10. De acordo com a Lei número 8078/90, art. 18 parágrafo 1º, o fornecedor do produto tem o prazo de 30 (trinta) dias a partir da comunicação por escrito (formulário de RMA) do usuário final informando o suposto defeito para o conserto ou solução adequada. 1.11. Em caso de produtos que acompanha servidores ou appliance, a instalação de qualquer software e/ou firmware no produto que não for feita pela equipe PCTEL invalidará automaticamente a garantia do produto.
1.11.1. Os produtos que acompanham servidores ou aplliance NÃO terão mais garantia caso o hardware sofra reparos ou modificações por pessoas não credenciadas pela indústria PCTEL. 1.12. Garantia válida somente em território nacional (Brasil), verificar condições de garantia internacional.
Para outros produtos, acessórios, peças e periféricos clique aqui.
SLA - Contratos de Nível de Serviço Pctel
Leia o SLA para saber mais sobre as garantias de tempo de atividade. O SLA (contrato de nível de serviço) descreve os compromissos da PCTEL com relação ao tempo de atividade e à conectividade. O SLA para serviços individuais dos gravadores telefônicos é apresentado a seguir
Contrato de Nível de Serviço:
Nós garantimos que todos os aplicativos desenvolvidos pela PCTEL que estão devidamente instalados em uma licença Windows® e em equipamentos com configurações mínimas publicadas em nossos manuais e endereço eletrônico, estarão disponíveis e em serviço 99% do tempo.
Limitações:
Não serão aplicáveis a este SLA, nem aos Níveis de Serviço aplicáveis, problemas de desempenho ou disponibilidade:
1. Devido a fatores fora do nosso controle razoável (por exemplo, desastres naturais, guerra, atos de terrorismo, tumultos, ações do governo ou uma falha de rede, energia, telefonia ou de dispositivo externo aos nossos gravadores, incluindo central telefônica, tarifadores, gateways, moldens e outros);
2. Resultantes do uso dos serviços, hardware ou software não fornecido por nós, incluindo, mas sem limitação, problemas resultantes de largura de banda inadequada ou relacionada a software ou serviços de terceiros;
3. Causados pelo uso que você faz do equipamento depois de solicitarmos a modificação de uso; se você não tiver modificado o uso conforme recomendado;
4. Durante ou com relação à visualização, pré-lançamento, versões beta ou de avaliação de um serviço, equipamento, recurso ou software (conforme determinado por nós);
5. Resultantes da ação não autorizada ou da falta de ação, quando exigido, ou de seus funcionários, representantes, contratados ou fornecedores ou de qualquer pessoa que tenha acesso ao equipamento ou software por meio de suas senhas ou equipamentos ou, de outra forma, resultantes da sua falha;
6. Decorrentes do não cumprimento das configurações exigidas, do uso das plataformas compatíveis, do cumprimento de políticas para uso aceitável ou do uso que você faz do equipamento de uma maneira inconsistente com os recursos e a funcionalidade do equipamento (por exemplo, tentativas de executar operações sem suporte) ou inconsistentes com as nossas orientações publicadas;
7. Resultantes em falha na entrada, instruções ou argumentos (por exemplo, solicitações para acessar arquivos que não existem);
8. Resultantes das suas tentativas em executar operações que excederam as cotas prescritas ou resultantes de nosso controle de comportamento abusivo suspeito;
9. Decorrentes do uso que você faz dos recursos do Serviço por parte do Cliente que estão fora do Suporte da PCTEL.
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O suporte técnico para equipamentos da PCTEL é realizado através dos meios de atendimento
abaixo! O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das
08:00 às 12:00h (horário de Brasília, exceto feriados).

ATENÇÂO:
Para que possamos garantir a qualidade e o bom atendimento os chamados são atendidos por ordem de chegada, você pode não receber o atendimento imediatamente. Outro ponto importante é que o número 62 3096 9798 não transfere as ligações para o suporte. Agradecemos a compreensão, isso faz com que possamos manter a qualidade e manter o serviço.
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